Se é pra mudar, vamos fazer A MUDANÇA.

Não conclui isso no bar, nem numa roda de amigos. Não foi num jantar em família ou num fim de semana jogando War. Esse texto não foi construído em uma discussão cara a cara, muito menos no meu quarto enquanto pensava sobre o que aprendi em 2016.

Esse texto foi elaborado a partir de uma troca de conselhos no meu facebook, é sério.

Compartilhei uma imagem que dizia “Me dê um conselho sobre o que você aprendeu em 2016 que te darei um conselho de volta”, e não é que deu muito certo? Afinal de contas, tem coisa mais gostosa do que usar os amigos do meu facebook para uma atividade que vai muito além de curtidas? Bem, para mim valeu muito a pena.

Foi um post onde pude refletir e repensar sobre diversas coisas aconteceram em 2016.Aí resolvi compartilhar meus pensamentos que estavam escondidos nos blocos de notas.

Tudo bem que não acredito que um número é capaz de fazer a diferença na nossa vida, mas a gente pode usar o novo como um incentivo, né? Afinal, sempre dizem que ano novo é ideal para mudanças.

Se você ler isso tudo até o final, existirá uma grande probabilidade que o ano de 2017 seja bem diferente do que o ano que passou. Diferente para melhor, é claro! 

Vamos aos conselhos:

1 – Você precisa apenas de si mesmo.

As pessoas que entram na sua vida são para somar, não para subtrair. Não se torne dependente delas, seja independente! A dependência além de causar percepções de impotência e dar a possibilidade de se decepcionar fácil com alguém, pode te prender a pessoas que sugam suas energias por completo. Seja o bastante para você antes de querer alguém para partilhar sua convivência. Ninguém além de você deve ser responsável por sua felicidade.

2 – Defina as prioridades da sua vida de forma coerente ao nível de autonomia com que você possa executá-las.

Você quer abraçar o mundo, solucionar o aquecimento global e até evitar a poluição dos rios, mas querer não é poder. Antes de mais nada é importante que resolva os problemas que realmente estão ao seu alcance, para depois pensar nos problemas maiores. Parece que não, mas as coisas pequenas são capazes de se transformar em grandes bolas de neve. Então antes de querer arrumar o mundo, arrume a sua casa, olhe para si mesmo e veja o que precisa ser ajustado em você e em coisas que estão ao seu alcance. Te garanto que depois disso seus objetivos estarão muito mais próximos.

3 – Às vezes você só não encontrou seu “lugar no mundo” ainda porque não teve coragem de sair do quarto para procurar.

De que adianta querer encontrar seu lugar se você ainda nem saiu do sofá. O comodismo é um problema e tanto, então largue o telefone e se permita descobrir as coisas que estão ao seu redor. Pare de inventar desculpas. Vá a um lugar novo, conheça pessoas novas e descubra novos paladares. Porque é impossível saber do que se gosta experimentando apenas uma opção de milhares. Quanto mais você sabe quem você é e o que quer, menos deixa se perturbar pelas coisas.

4 – A ideia de que gente do bem atrai gente do bem não é só uma ideia.

Se concentre um pouquinho mais nas coisas boas, mesmo em momentos de caos. Em seguida verá que as coisas boas começarão a se multiplicar. Até porque tudo tem seu lado positivo. Coisas boas se atraem, sendo assim, a possibilidade de estar cercado de pessoas boas e coisas boas só aumenta.

5 – Coisas ruins acontecem a todo tempo e com todos, e quanto mais você reagir mal a isso, mais as coisas ficarão péssimas.

Como eu disse ali em cima “tudo tem seu lado positivo”, sendo assim é muito importante focar nele para que as coisas boas voltem a acontecer. É tudo uma questão de ponto de vista, onde você deve reconhecer que até mesmo as coisas ruins podem trazer coisas boas. Basta ter uma visão alegre até mesmo sobre seus problemas, lidar bem com o que acontece com você torna tudo mais fácil de resistir. Tudo bem que não é tão simples como se diz, mas pode ter certeza que funciona muito bem.

6 – A felicidade torna tudo suportável.

“A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito”, disse Dalai Lama. A felicidade não tem uma fórmula, mas só depende de você para que ela se torne constante e te ajude a enfrentar melhor os problemas. Até publicamos um texto sobre felicidade aqui, que são “As 15 coisas que você precisa abandonar pra ser feliz”, vale a pena conferir.

7 – Seja gentil com todos e melhore suas atitudes.

Aquela velha história do “Gentileza gera Gentileza”. Seus pensamentos e suas palavras são capazes de influenciar muitas coisas, então as use com muita consciência e sempre com pensamento no próximo. Basta tratar as situações e pessoas da maneira que gostaria de ser tratado. A mudança começa em si mesmo.

8 – Diga às pessoas o quanto as ama e o quanto elas são especiais para você.

Não deixe de mostrar o quanto elas são importantes, pode ser que daqui a uns minutos você não tenha mais esta oportunidade. A morte é sorrateira e inesperada, já até falamos sobre isso aqui “A morte inesperada mais uma vez nos dá um recado”.

9 – Converse sobre ideias, não sobre pessoas.

Quando notar que está falando sobre pessoas, pare imediatamente. Dialogar sobre a vida dos outros nada mais é que fofoca. Então desapegue desse hábito e tire proveito das pessoas que estão com você, antes que seja tarde demais. Troque opiniões, histórias, momentos ou qualquer coisa parecida. Garanto que vai tirar muita coisa construtiva dessa conversa. Sem alimentar a preocupação e especulação sobre a vida de terceiros.

10 – Cuidado com as expectativas que você deposita nas coisas e nas pessoas.

As expectativas que você gera sempre terão a possibilidade de te frustrar. Vale muito mais a pena se surpreender do que se decepcionar, então mantenha o controle dessa emoção. E se um dia confiar demais em alguém que não mereça sua confia, lembre-se sempre: o erro não é de quem confia, e sim de quem mente.

11 – Tentar ter controle de tudo que acontece à sua volta pode fazer com que não tenha controle de nada, aceite que você não pode resolver tudo e já terá resolvido um grande problemão.

Aproveitar os momentos e as oportunidades que surgem vale muito mais a pena do que forçar qualquer coisa. Então relaxe, respire, conte até dez e pense de novo. Depois é só deixar rolar e seguir seu coração que as coisas vão caminhar da melhor maneira possível. Deixe que tudo e todos sejam exatamente o que são e você verá como isso irá te fazer sentir-se melhor. Não se cobre tanto. Muitas vezes as pessoas vivem momentos ruins por uma auto cobrança um tanto quanto desnecessária. Sem levar em consideração que muita vezes o problema pode te trazer mais coisas positivas do que negativas.

12 – Não se desespere, se tiver que acontecer vai acontecer.

Não fique triste por algo que não seguiu como o planejado. Caminhe com calma e leveza. Siga os passos que te fazem feliz. Quando for o momento certo vai acontecer, muita vezes até melhor do que imaginava. Infelizmente você não tem controle de tudo, mas tem controle de suas escolhas. Então dê tempo ao tempo, faça as escolhas certas, que no final tudo vai dar certo. Muita vezes um não pode ser melhor que um sim.

13 – Quando estiver triste, fique um tempo sozinho, em silêncio e busque o real motivo. Depois se questione se esse motivo deveria ter tamanho poder sobre sua felicidade.

Problemas? Existem vários. Uns grandes e outros nem tão grandes assim. Por isso, antes de problematizar tanto as coisas, é importante refletir sobre a real importância dele e se ele realmente tem o poder interferir na sua felicidade. Já que muita gente dá valor a coisas que nem deveriam ter tanta atenção assim.

14 – Entenda que amigos vão e vem.

As pessoas mudam, e junto com elas os objetivos. Essas mudanças podem causar conflitos que afastam pessoas por completo, mas isso não é lá tão ruim. Permitir que as pessoas se vão e abrir portas para que novas entrem é importante para a construir uma identidade. É saudável para compreender quem você é e o que quer. Além de deixar claro quem realmente “a ti pertence”, porque no final quem deveria ficar, sempre volta.

15 – Reclamar não é a solução para nada.

Pare de reclamar tanto, da vida, das coisas… Seja lá o que for, reclamar não é a solução e na maioria das vezes é capaz de nos criar mais um problema. Então da próxima vez, esqueça sua habilidade de se queixar e use esse tempo para pensar na resolução do problema. Nesse e na maioria dos casos é melhor usar o cérebro do que as cordas vocais.

16 – Não “tolere” as diferenças, compreenda.

“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer. Pare de criticar coisas e pessoas que são diferentes de você. Não se pode rotular como esquisito algo que você não compreende. É importante abrir a mente e entender que existem diversas realidades e culturas completamente diferentes da sua.

17 – 2016 passou, foque em 2017.

O passado já foi, o futuro ainda vai chegar. Viva o agora, se concentre no agora. Aprenda com os erros, perdoe quando necessário e nunca deixe seu orgulho ser maior que sua felicidade. Olhe sempre para frente e aproveite tudo como se não houvesse o amanhã. E lembre-se sempre, o único representante dos seus sonhos na terra é ninguém além de você mesmo.


O Caras do Mundo deseja um feliz ano novo para todos vocês.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •